Fique por dentro

Relações Internacionais

Convite Intercâmbio Latino Americano entre Brasil e Argentina

Programa de Internacionalização 2014 - Intercâmbio

Em continuidade às ações do Programa de Internacionalização que contempla como eixos centrais a internacionalização, regionalização e globalização foi realizado no período de 2 a 8 de novembro de 2014, o Intercâmbio Estudantil, com os estudantes do Departamento de Aplicação Docente da Faculdade de Filosofia e Letras da UNCYO, de Mendoza - Argentina.
Os estudantes Agustina Azul Frusin, Antonella Belén Pollicino, Nicolás Martin Olivera, Jeremías Ezequiel Amad e a Professora Marta Jaime foram recepcionados em sua chegada pela Assessora Pedagógica do Colégio Professora Tereza Botelho e o Coordenador Administrativo Professor Washington Brum.

Entre atividades Pedagógicas e Culturais, participaram das aulas de Geografia, Língua Inglesa, Espanhol, História, Química e oficinas de Leitura com os estudantes do Ensino Médio do Colégio, aula de Português para Estrangeiros e atividade de educação ambiental na Praia da Barra da Tijuca. Nas atividades culturais realizaram visitas guiadas ao Centro Histórico do Rio de Janeiro, ao Estádio do Maracanã, Pão de Açúcar e Cristo Redentor, promovendo o Intercâmbio a ampliação da construção do conhecimento entre as fronteiras do saber intercultural.

Intercâmbio Estudantil Latinoamericano 2013

O Colégio Internacional Signorelli recebeu no mês de novembro para o Intercâmbio Estudantil Latinoamericano cinco estudantes Colégio de Aplicação da Faculdade de Filosofia e Letras da UNCuyo de Mendoza – Argentina.
Os estudantes assistiram as aulas de matemática, física e biologia com os nossos alunos do colégio e participaram de atividades acadêmicas e culturais.

A XI Edição da ONU Jr.

A XI Edição da ONU Jr aconteceu no período de 11 a 15 de outubro de 2013, com a representação do Colégio Internacional Signorelli pelos estudantes do 1º Ano do Ensino Médio: Letícia Covas Fernandes Fonseca e Víctor Bastos Bergamini.
O projeto Onu Jr. teve seu início no ano de 2003, a partir de uma iniciativa de um grupo de jovens que buscavam trazer os modelos de simulações de Relações Internacionais para os estudantes de Ensino Médio do Rio de Janeiro, tendo hoje, o reconhecimento pela própria ONU.

Jornada Mundial da Juventude

Realizada na Cidade do Rio de Janeiro de 23 a 28 de julho, com a presença de Sua Santidade, o Papa Francisco, em sua primeira viagem internacional como pontífice.
Mais de três milhões de pessoas participaram da Jornada, que contou com eventos abertos ao público em Copacabana, bairro que praticamente sediou a Jornada Mundial da Juventude, na Quinta da Boa Vista, na Lapa, e em diversas paróquias. Segundo o Ministério do Turismo, dois milhões de turistas estiveram no Rio durante a JMJ, um recorde de visitação no país, considerando que todos estavam em uma mesma cidade e em um mesmo período,oriundos de diversos países. O Instituto de Gestão Educacional Signorelli, em atendimento às suas políticas Educacionais e ao seu Programa de Internacionalização, esteve junto à Jornada Mundial da Juventude, abrigando e amparando jovens argentinos da cidade de Mendoza.

Concurso Internacional de Cartas

Os estudantes do 9º ano do E.F, 1º e 2º ano (até 15 anos de idade) do E.M, do Colégio Internacional Signorelli participaram, pelo primeiro ano, do 42º Concurso Internacional de Redação de Cartas, cuja iniciativa vem sendo promovida, anualmente, pela União Postal Internacional, com sede na Suíça.
O objetivo do Concurso é "desenvolver a habilidade de composição dos jovens, dar expansão à delicadeza de seu pensamento, despertar neles o gosto pela escrita de cartas e contribuir para o estreitamento dos laços de amizade internacionais, uma das missões essenciais da UPU."
O tema da Redação foi “ESCREVA UMA CARTA A ALGUÉM PARA LHE EXPLICAR POR QUE A ÁGUA É UM RECURSO PRECIOSO”, o qual é bastante atual e está de acordo com o tema do Ano de Cooperação pela Água, da UNESCO.
Para a 1ª fase do Concurso, que é realizado em 3 etapas: a estadual, a nacional e a internacional, o Colégio deveria selecionar apenas duas redações entre todas as participantes. As alunas do 9º ano, Giulia Paladini Eloi Rodrigues e Amanda Ellen Silva de Freitas tiveram suas redações selecionadas e enviadas para a Etapa Estadual.
As alunas estão de parabéns por desenvolverem um tema to importante com a qualidade com que o fizeram!!! No próximo ano participaremos novamente deste Concurso Internacional, com toda certeza!

Mais uma conquista do Colégio Internacional Signorelli!

Participãção do Colégio Internacional Signorelli na 10ª edição do ONU JR.

De 14 a 18 de novembro, na Uni LaSalle, em Niterói, aconteceu o X ONU Jr, modelo de simulação das Nações Unidas, no qual o Colégio Internacional Signorelli foi representado, pela primeira vez, por 03 alunos do Ensino Médio.
Nesta edição, cerca de 300 estudantes de diversos colégios do Rio de Janeiro, Minas Gerais e Amazonas simularam, em 10 comitês temáticos, diferentes impasses dos cenários contemporâneo e histórico, como a situação dos Direitos Humanos na Síria e a Conferência de Paz de Paris ao final da 1ª Guerra Mundial, entre outros, tendo a oportunidade de "modificar a História".
Em cinco dias e 10 sessões, os alunos participantes, chamados Delegados, atuaram como Ministros, Embaixadores ou Presidentes dos países que representavam, a fim de decidir democrática e diplomaticamente as propostas capazes de modificar o rumo da humanidade.
Os estudantes também participaram de atividades de integração como festas temáticas, gincana cultural e copa de futebol, o que mostra que as simulações são ambientes propícios para fazer novos amigos que compartilham de um mesmo ideal.
Pode-se afirmar que centenas de jovens investiram o seu tempo de um longo feriado para debater, negociar, fazer seus pontos de vista valerem acerca de temas discutidos exaustivamente por autoridades mundiais.
Parabéns Angélica Tinoco, Júlia Echardt e Guilherme de Moraes por representarem o Colégio Internacional Signorelli e assimilarem o claro propósito do evento de formar cidadãos globais por meio da educação!

VI Intercâmbio Latinoamericano - Mar del Plata/AR

Já está aberto o Edital para o VI Intercâmbio Latinoamericano que acontecerá no período de 27 de outubro a 03 de novembro.
Os estudantes do Colégio Signorelli terão a oportunidade de viver uma nova experiência, desta vez em Mar del Plata, província de Buenos Aires, na Argentina.
Neste intercâmbio, será possível vivenciar o dia a dia dos colegas argentinos dentro da sala de aula, participar de uma imersão no idioma espanhol com aulas diárias, bem como estar em contato com a cultura local.
No seu retorno os estudantes compartilharão com os colegas tudo o que vivenciaram.
Acesse aqui o Edital e saiba como participar!
As inscrições serão feitas até o dia 03 de setembro!

Intercâmbio em Mar del Plata - Argentina

Oito alunos do Colégio Internacional Signorelli, acompanhados pela Professora Michele Mariath, viajaram à Mar del Plata no período de 24/10 a 01/11/12.
O Intercâmbio foi realizado com o Colégio San Vicente de Paul, pertencente à Universidade FASTA.
Os estudantes realizaram diversas atividades pedagógicas e culturais, entre elas imersão no idioma Espanhol com aulas diárias, participação com seus pares nas aulas de geografia, história e sociologia, bem como passeios à Base Naval, Sierra de los Padres, Aquarium, Teatro Central etc.
Mais um intercâmbio realizado pelo Colégio Internacional Signorelli proporcionando novos aprendizados e reforçando laços internacionais aos nossos pequenos cidadãos do mundo!

Programa de Internacionalização 2014

Cinco alunos do Colégio Internacional Signorelli, acompanhados pela Professora Pollyanna de Castro, viajaram à Mendoza no último domingo, dia 04/05. O Intercâmbio está sendo realizado com o Colégio de Aplicação da Universidad Nacional de Cuyo. Os alunos estão realizando diversas atividades pedagógicas e culturais, assistindo as aulas diárias com os alunos do colégio DAD e realizando passeios em Teatros, Museus, Bodegas, Parques, entre outros. Desejamos que nossos alunos aproveitem ao máximo este Intercâmbio!

Participação da Faculdade Internacional Signorelli na Cátedra Virtual Latino Americana

A Cátedra Virtual é um projeto da Universidade Nacional de Cuyo de Mendoza – AR em parceria com quatro Instituições diferentes, em quatro países distintos: Argentina, Brasil, Chile e México, numa proposta de intercomunicação com mediação pedagógica alternativa: combinar presencial idade e distância através da virtualidade.
Nos dias 10 e 11 de outubro foi realizado o I Módulo da Oitava Edição da Cátedra Virtual Latino Americana, contemplando a temática As raízes da desigualdade, ministrada pela Professora Camila Belarmino, através de sua exposição sobre o desafio de superação da desigualdade latino-americana.
Nos dia 24 e 25 de outubro foi realizado o II Módulo da Oitava Edição da Cátedra Virtual Latino Americana, com a temática O diálogo social e políticas públicas de trabalho, qualificação e geração de renda: a institucional idade da conformação social na atualidade proferida pelo Professor Bruno Oliveira Vicente

VII Intercâmbio Latinoamericano entre Brasil e Argentina

Onu Jr. Edital de Seleção 2013

Visando inserir os alunos do Colégio em eventos que oportunizem seu crescimento enquanto estudantes e que colaborem para sua formação enquanto cidadãos globais, o Colégio Internacional Signorelli participará, pela segunda vez, do ONU Jr, Modelo de Simulação das Nações Unidas.

EDITAL DE SELEÇÃO para a participação!
Baixe aqui o texto "ABC da ONU"
Baixe aqui o texto "60 Maneiras das Nações Unidas fazerem a diferença"

Professoras do Ensino Fundamental participam de Curso de Pintura

No período de 28/01 a 01/02/13 as professoras do Ensino Fundamental I do Colégio Internacional Signorelli participaram de um curso de pintura intitulado "Pinceladas básicas e técnicas para o uso de pinturas em diferentes superfícies", ministrado pela professora argentina Ana Glescic.
Durante as 22h de duração do curso, as professoras desenvolveram técnicas e aprenderam novos trabalhos para ensinar aos alunos. O objetivo é fortalecer nos pequenos estudantes o interesse e a habilidade para as artes.

Aluna do Colégio Internacional Signorelli participou de evento no Qatar

Angélica Tinoco, 16 anos, estudante do Ensino Médio do Colégio Signorelli participou do "Doha GOALS Forum". O evento foi realizado na capital do Qatar, Doha, no período de 10 a 12 de dezembro de 2012. Ela fez parte de um grupo de 10 estudantes representantes de outros colégios brasileiros, que como o nosso são associados à rede PEA Unesco. Todos foram selecionados e treinados pelo Instituto Humanitare que é um programa das Nações Unidas para aproximar a socidade civil da ONU.
No evento, nossa aluna e os demais estudantes que compuseram a delegação brasileira apresentaram o projeto desenvolvido pelo grupo no Brasil sob a coordenação do Instituto Humanitare, chamado Sports First - The Bridge to the Future, a importantes líderes e atletas engajados em causas humanitárias como: Sir Philip Craven (Presidente do Comitê Paraolímpico Internacional), Nicolas Sarkozy (Presidente da França), Ian Thorpe (Medalhista Olímpico) e o próprio Emir do Qatar. Ainda, a delegação participou de jogo de futebol integrando às delegações dos demais 24 países participantes e se voluntariou a ajudar na preparação do local do Forum e de todo o aparato necessário para o evento.
Os Jovens Embaixadores realizaram uma Força Tarefa com os estudantes de todas as delegações, para discutir o tema principal que teve por princípio o desenvolvimento por meio do esporte e, juntamente com personalidades de influência mundial, como o presidente da FIFA, Joseph Blatter, buscaram alternativas para levar a cabo suas propostas. O projeto Sports First será desenvolvido no Brasil pelos estudantes integrantes da delegação, juntamente com o Instituto Humanitare e com o apoio das escolas participantes e futuros parceiros internacionais.
É importante destacar que somente o Brasil representou a América do Sul no evento, projetando a imagem de nosso país no cenário internacional e valorizando ainda mais a participação de nossos estudantes neste evento de grande magnitude.
A partir dos contatos realizados, da troca de ideias com redes internacionais de cooperação, a participação neste evento mudará sobremaneira a vida de nossa aluna e impactará em todo seu futuro, o que demonstra cada vez mais que tornar-se um cidadão global é essencial nos dias atuais.
"A viagem ao Qatar e o evento Doha GOALS me proporcionou uma absorção de experiência, cultura e tudo que há de mais incrível por estar em um país tão diferente e em um evento tão grandioso. Agora percebo que aprimorei uma outra visão sociológica; ao entrar em contato com pessoas influentes e debater com as mesmas, percebo que ter solução não basta, é preciso garantir meios de implementação para tal.
Aprender a respeitar e principalmente conviver com outra cultura se fez presente em cada dia meu. Tenho certeza que os valores com os quais lidei, as pessoas com as quais cruzei contribuirão para a minha formação como estudante, trabalhadora e cidadã. Ao Colégio Inernacional Signorelli só tenho a agradecer pela oportunidade, apoio integral e comprometimento! شكرا!" (Depoimento da aluna Angélica Tinoco)

Colégio Signorelli é representado na 10ª edição do ONU JR.

Teve início no último dia 14 a 10ª Edição do ONU Jr, modelo de Simulação da ONU onde os participantes têm a oportunidade de vivenciar o real trabalho de diplomatas, ministros, presidentes, entre outros representantes importantes dentro do cenário internacional histórico e atual.
Ao se colocarem no lugar de tais representantes, os participantes tem a experiência única de entender como funcionam as negociações internacionais e de conhecer um pouco mais sobre os assuntos discutidos durante o evento.
Os alunos Angélica Tinico, Júlia Echardt, Thayane Lucas, do 2º do Ensino Médio e Guilherme de Moraes, do 3º ano do Ensino Médio, foram selecionados por meio de prova escrita e oral, avaliados por uma banca de cinco professores. A preparação foi intensa: oficinas semanais com aulas direcionadas de história, geografia e política internacional.
Formando uma delegação, os estudantes passam a ser Delegados representando o Haiti e a Costa Rica nos comitês do Conselho de Direitos Humanos – CDH, na Conferência de Paris de 1919 e na Organização dos Estados Americanos – OEA, tal qual ocorre no Sistema ONU.
O evento está ocorrendo na Uni LaSalle, em Niterói e conta com mais de 250 alunos representando escolas não só do Estado do RJ, mas de outras partes do Brasil.
A participação do nosso Colégio vem reforçar o objetivo de internacionalizar os estudantes, transformá-los em cidadãos do mundo e nutrir em cada um ideais de solidariedade, união e cooperação entre os povos, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais, solução de controvérsias por meios pacíficos, além de introduzi-los desde já à pesquisa acadêmica.

Faculdade e Colégio Signorelli receberam alunos e professores de Mendoza - Argentina

A Faculdade Internacional Signorelli recebeu esta semana uma carta oficial da Universidade de Alcalá de Henares (Espanha) com a qual temos convênio desde 2011. Nesta correspondência assinada pela Vice-Presidente para Relações Internacionais Elena López, eles nos comunicam que foram incluídos esse ano, pela primeira vez, entre as universidades listadas no QS Ranking Mundial Universitário.
É importante complementar que a Universidade de Alcalá de Henares alcançou o 184º dentre as Universidades do mundo todo, no quesito recepção de estudantes internacionais, de acordo com os critérios do QS Ranking.
Nesta oportunidade, a Universidade agradece ao Grupo Signorelli por termos participado da pesquisa, via questionário online, onde respondemos questões sobre a reputação acadêmica de sua Instituição, o que contribui para sua colocação no ranking.
Essa avaliação demonstra o quanto é relevante no cenário internacional o tema da internacionalização do ensino, na qual estamos inseridos e temos como mote.

Colégio Signorelli será representado na 10ª Edição do Onu Jr.

Quatro alunos do Colégio vão participar do ONU Jr no período de 14 a 18 de novembro.
Trata-se de um modelo de Simulação da ONU onde os participantes têm a oportunidade de vivenciar o real trabalho de diplomatas, ministros, presidentes, entre outros representantes importantes dentro do cenário internacional histórico e atual.
Ao se colocarem no lugar de tais representantes, os participantes têm a experiência única de entender como funcionam as negociações internacionais e de conhecer um pouco mais sobre os assuntos discutidos durante o evento.
Os alunos Angélica Tinoco, Júlia Echardt, Thayane Lucas, do 2º ano do Ensino Médio, e Guilherme de Moraes, do 3º ano, foram selecionados por meio de prova escrita e oral, avaliados por uma banca de 5 professores.
A preparação tem sido intensa: duas oficinas por semana com aulas direcionadas de história, geografia e política internacional.
Os referidos estudantes estarão representando, como Delegados, o Haiti e a Costa Rica.
O evento ocorrerá na Uni LaSalle, em Niterói, e contará com mais de 250 alunos representando escolas não só do Estado do RJ, mas de outras partes do Brasil.
A participação do nosso Colégio vem reforçar o objetivo de internacionalizar os estudantes, transformá-los em cidadãos do mundo e nutrir em cada um ideiais de solidariedade, união e cooperação entre os povos, respeito aos direitos humanos e às liberdades fundamentais.

  • 1
  • 2

Colégio Internacional Signorelli


Faça agora a sua Matrícula com
DESCONTO!

Preencha seus dados abaixo AGORA
e um de nossos consultores irá te atender!