Dúvidas

Como surgiu o Colégio?

O Colégio surge da trajetória bem sucedida do corpo diretivo de sua Mantenedora, o Instituto de Gestão Educacional Signorelli, atuante há mais de uma década no ensino básico e superior no Brasil e, atualmente, também no exterior.

Por que o Colégio é Internacional?

A proposta de o Colégio ser uma instituição de ensino Internacional vem da experiência acumulada pelo Instituto de Gestão Educacional Signorelli. Atualmente realizamos, em parceria com a Faculdade de Filosofia e Letras – da Universidade Nacional de Cuyo – UNCuyo / Argentina, cursos de Mestrado e Doutorado e programas de intercâmbio de alunos com o Colégio de Aplicação daquela Universidade.
Também estamos em fase de assinatura de convênio com Instituições do Peru, da Espanha e do Chile. Assim, visando promover a internacionalidade do Colégio, ofereceremos aos estudantes a oportunidade de realização de intercâmbio com países de língua espanhola, promovendo melhor aprendizado, maior fluência e pronúncia aprimorada nesse idioma.

Com que instituições o Colégio realiza Intercâmbios Internacionais?

Com o Colégio de Aplicação da Universidade Nacional de Cuyo - UNCuyo - Argentina, possibilitando viagens para aprimoramento da língua espanhola e troca de vivências, e com a Internacional Schools, por meio da qual poderão ser feitos cursos de língua espanhola em países da América Latina e Espanha nos seguintes períodos: Janeiro - 2ª quinzena, Julho - 2ª quinzena e Outubro - Semana do professor (período de recesso escolar).

Por que a Filosofia de Santo Agostinho é adotada no Colégio enquanto metodologia de ensino?

Pela excelência acadêmica que detêm os colégios associados à Federação de Escolas Agostinianas (conforme o ranking nacional de melhores escolas divulgado pelo MEC), e por acreditarmos na importância dos valores e princípios metodológicos desenvolvidos por Santo Agostinho, segundo os quais o aluno é estimulado a pensar, desenvolvendo a sua inteligência e despertando o desejo de aprender o que foi ensinado.
O processo de ensino-aprendizagem acontece com clareza, descontração, ordem e em clima de amizade.

Por que o Colégio é de Orientação Religiosa?

Com aulas dinâmicas, de caráter informativo, não doutrinal, temos a convicção de proporcionar aos nossos estudantes o poder de assumir, cada vez mais, as suas próprias convicções numa opção pessoal e madura, de acordo com sua liberdade de consciência.
Em nosso calendário escolar, incluímos ações como Campanhas de Doações para entidades idôneas, as quais são visitadas por nossos jovens, visando uma interação com a realidade da comunidade que nos cerca. Além de inúmeros eventos que contribuem para o desenvolvimento pessoal e fraterno de nossos estudantes.
A orientação religiosa em nosso Colégio cumpre este papel ,que não é apenas social, mas capaz de trazer à luz suas angústias, norteando suas dúvidas mais íntimas ao complementar com total responsabilidade a educação plena de nossos jovens.
Acreditamos que, guiados pelos valores da vida, totalmente desenvolvidos em nossa filosofia cristã, como liberdade, boa fé, verdade, paz, solidariedade, e justiça, o educando será capaz de elaborar por sua própria decisão o projeto de vida e de mundo com um olhar mais tolerante.
Temos como princípios orientadores de nossa Proposta Pedagógica a compreensão dos aspectos filosóficos, sociológicos e psicológicos objetivando as conquistas pedagógicas no que concerne à formação integral de nossos estudantes, sua autonomia responsável e a preparação para sua formação contínua.

O que oferece a Biblioteca Waldyr Lima?

Com acervo interdisciplinar para atender a diversos níveis, a Biblioteca possui salas de estudo em grupo e cabines individuais com acesso à internet. Há, ainda, um acervo de vídeos educacionais produzidos e cedidos pelo MEC, bem como de web aulas produzidas especialmente para o Colégio.

Como são utilizados os Laboratórios de Informática?

A Informática é uma disciplina ofertada no Ensino Fundamental e Médio com o objetivo de proporcionar ao aluno um conhecimento tecnológico indispensável no mundo atual, garantindo subsídios para os conteúdos desenvolvidos pelas demais disciplinas do currículo.
Os laboratórios são disponibilizados para as aulas das diversas disciplinas, possibilitando aos alunos a oportunidade de pesquisar na internet, de interagir com estudantes de língua espanhola de outros países, assim como realizar seus trabalhos escolares.

Como é desenvolvida a Educação Física Escolar?

As aulas são elaboradas com ênfase na psicomotricidade, privilegiando o desenvolvimento integral e harmônico das potencialidades motoras de cada estudante.
Segundo Le Boulch, renomado pesquisador, a educação psicomotora é um meio prático de ajudar o estudante na prevenção de distúrbios psicomotores, bem como no desenvolvimento de seu potencial intelectual.
Essas aulas são trabalhadas por meio de jogos educativos relacionados com os diferentes objetivos dos planos de ensino.
As atividades estimulam o desenvolvimento físico e mental, a criatividade e a inteligência , através de atividades prazerosas para o aluno.
Serão valorizadas a disciplina, a criatividade e a natureza lúdica do indivíduo, por uma equipe de profissionais especializados. Paralelamente, no período da tarde, o aluno pode fazer gratuitamente, até, no máximo, duas oficinas entre: Basquete, Dança, Futsal e Vôlei.

Como é organizado o 3º ano do Ensino Médio (Preparatório para Vestibular / Exame Nacional do Ensino Médio - Enem)?

A finalidade essencial do Colégio Internacional Signorelli está pautada no desenvolvimento das múltiplas potencialidades do aluno, associada ao atendimento às particularidades e a anseios individuais.
Assim, o projeto pedagógico do Colégio visa promoção do processo educativo global do aluno, preparando-o para a vida futura na busca de seu lugar no mundo.
Neste sentido, oferecemos no 3º ano do Ensino Médio um curso preparatório para o vestibular/ Exame Nacional do Ensino Médio - Enem, preparando nossos alunos para prosseguirem seus estudos de maneira que se sintam compromissados com sua formação, buscando enriquecer e aprofundar continuamente seus conhecimentos.

O que é a Plataforma Educacional?

A internet cada vez mais presente em nossa vida e, é claro, na escola, em breve poderá ser acessada pela plataforma educacional, como uma ferramenta capaz de tornar o processo de ensino mais prático e eficiente.
É a extensão da escola à casa, com todo conforto e orientação necessária, com a oferta de aulas de reforço, além do acesso a toda a vida escolar do aluno, proporcionando uma escola "viva" e presente 24 horas ao dia.

Como são desenvolvidas as atividades de Artes e Cultura?

Visando o desenvolvimento das múltiplas potencialidades, oferecemos aos alunos um espaço agradável e com diversas atividades artístico-culturais, proporcionando-lhes condições favoráveis para se expressar livremente em diferentes áreas e linguagens, valorizando a interdisciplinaridade e a criatividade, através de oficinas, feiras, eventos culturais, campanhas e exposições em integração com a comunidade.

Como são desenvolvidas as disciplinas de Filosofia, Sociologia?

Vivemos em um mundo em constantes mudanças onde muitas vezes valores básicos estão sendo esquecidos.
Acreditamos na parceria escola/família e na formação para a cidadania, desse modo, essas disciplinas possibilitam que o aluno vivencie e reflita sobre valores essenciais para a vida em sociedade, tornando-o capaz de elaborar por sua própria decisão seu projeto de vida.
O processo ensino e aprendizagem está em sintonia com as transformações e com a evolução do mundo por meio da abordagem de temas atuais nas aulas e atividades contextualizadas.

Colégio Internacional Signorelli