Filosofia

O Colégio Internacional Signorelli percebe o estudante como um ser dotado de múltiplas potencialidades: biológicas, sensoriais, manuais, psíquicas, intelectuais, afetivas, estéticas, sociais, morais, religiosas; já que o processo educativo somente será realizado se houver o desenvolvimento integral e harmônico dessas possibilidades e que a falta de atenção a algumas delas constitui violação à natural capacidade do ser humano se desenvolver de forma plena.

Assim, o Colégio concebe o seu processo educativo como um produtor de potencialidades que devem ser desenvolvidas a partir da natureza de cada um, fundamentado fortemente na Filosofia Educacional de Santo Agostinho, no qual o educando é o sujeito da aprendizagem.

Logo, neste processo, o papel do professor é o de colocar o estudante em condições propícias de aprender, partindo das suas necessidades e estimulando o seu interesse. Podemos notar a essência da didática de Santo Agostinho, assim como a importância de seu legado:

"Educar não é dirigir para um ponto que se escolheu, mas proporcionar condições para que o educando se encontre e faça o seu caminho, pois somente assim será possível a construção de um novo mundo no qual o homem transforma as condições de sua existência coletiva como em seu âmbito pessoal". Santo Agostinho.

Santo Agostinho nos deixa uma tríplice herança: um ideal cultural, uma síntese doutrinal e uma orientação filosófica. Como viveu e fez suas reflexões num mundo que via a decadência e queda de seu império, observamos atualidade e paralelismo de suas ideias com o nosso momento histórico.

Afirmamos, assim, que a metodologia de ensino contemporânea pode perfeitamente endossar e justificar os preceitos didáticos exarados pelo filósofo, no início do século V, tal é a permanência da natureza humana, através dos fluxos acidentais da maré histórica em que os homens se debatem atualmente.

Convictos na missão de educar nossos jovens nas palavras e no exemplo de Jesus Cristo, Mestre de todos os Mestres, seguimos firmes na proposta de inserção de nossos estudantes a um modelo de Colégio erguido em bases sólidas, associado à visão que traduz uma de nossas marcas: TRADIÇÃO NO FAZER E INOVAÇÃO NO PENSAR.

Trabalhamos para que nossos jovens desenvolvam plenamente a capacidade de realização de suas escolhas, no sentido da valorização de sua própria vida e, também, da humanidade inteira.