Filosofia

O Colégio Internacional Signorelli percebe o estudante como um ser dotado de múltiplas potencialidades: biológicas, sensoriais, manuais, psíquicas, intelectuais, afetivas, estéticas, sociais, morais, religiosas; já que o processo educativo somente será realizado se houver o desenvolvimento integral e harmônico dessas possibilidades e que a falta de atenção a algumas delas constitui violação à natural capacidade do ser humano se desenvolver de forma plena.

Assim, o Colégio concebe o seu processo educativo como um produtor de potencialidades que devem ser desenvolvidas a partir da natureza de cada um, fundamentado fortemente na Filosofia Educacional de Santo Agostinho, no qual o educando é o sujeito da aprendizagem.

Logo, neste processo, o papel do professor é o de colocar o estudante em condições propícias de aprender, partindo das suas necessidades e estimulando o seu interesse. Podemos notar a essência da didática de Santo Agostinho, assim como a importância de seu legado:

"Educar não é dirigir para um ponto que se escolheu, mas proporcionar condições para que o educando se encontre e faça o seu caminho, pois somente assim será possível a construção de um novo mundo no qual o homem transforma as condições de sua existência coletiva como em seu âmbito pessoal". Santo Agostinho.

Santo Agostinho nos deixa uma tríplice herança: um ideal cultural, uma síntese doutrinal e uma orientação filosófica. Como viveu e fez suas reflexões num mundo que via a decadência e queda de seu império, observamos atualidade e paralelismo de suas ideias com o nosso momento histórico.

Afirmamos, assim, que a metodologia de ensino contemporânea pode perfeitamente endossar e justificar os preceitos didáticos exarados pelo filósofo, no início do século V, tal é a permanência da natureza humana, através dos fluxos acidentais da maré histórica em que os homens se debatem atualmente.

Convictos na missão de educar nossos jovens nas palavras e no exemplo de Jesus Cristo, Mestre de todos os Mestres, seguimos firmes na proposta de inserção de nossos estudantes a um modelo de Colégio erguido em bases sólidas, associado à visão que traduz uma de nossas marcas: TRADIÇÃO NO FAZER E INOVAÇÃO NO PENSAR.

Trabalhamos para que nossos jovens desenvolvam plenamente a capacidade de realização de suas escolhas, no sentido da valorização de sua própria vida e, também, da humanidade inteira.

Matrículas ABERTAS
BOLSÃO 2022

Preencha seus dados abaixo AGORA
que entraremos em contato com você através do Whatsapp!