Proposta Pedagógica

O trabalho pedagógico do Colégio Internacional Signorelli - visa à formação integral do aluno com ênfase na qualidade, modernidade de ensino, valorização das potencialidades individuais e estímulo à aprendizagem criativa e prazerosa, educando para a vida, nas modalidades presencial e a distância.

A Informática Aplicada à Educação é uma realidade no Colégio, desde a sua fundação em 2009. A utilização do Laboratório de Tecnologia cresce a cada dia, o que vem possibilitando o desenvolvimento de inteligências múltiplas, o trabalho cooperativo, a pesquisa e o relacionamento professor - aluno.

Na Internet, foi adotada a Plataforma do Sistema de Ensino ELEVA cujo objetivo é dar mais uma possibilidade para que o aluno tire suas dúvidas e exercite o que aprendeu na aula. O objetivo é também atender 24 horas nossos alunos, pais e responsáveis.

O Colégio Internacional Signorelli integra o PEA - Programa de Escolas Associadas à UNESCO desde 2010 cujo objetivo é trabalhar, permanentemente, a CULTURA DA PAZ com o propósito de propagar os ideais de fraternidade e solidariedade, através de uma rede mundial de instituições oficializadas.

As escolas que integram o PEA/UNESCO se comprometem a promover os grandes ideiais da UNESCO. O Calendário escolar do colégio prevê, mensalmente, atividades que estimulam a formação de atitudes de respeito, justiça e tolerância ao ser humano, ao diálogo e à coexistência pacífica.

As atividades estão focadas em:

• Preocupações mundiais e no papel do sistema da ONU no seu exame;
  • Promover a solidariedade e a eliminação da pobreza e miséria;
  • Desenvolver uma cultura de paz, respeito pelos direitos humanos e democracia;
  • Proteger e preservar o meio ambiente;
  • Promover a aprendizagem intercultural;
  • Utilizar formas não violentas para resolver conflitos;

A UNESCO oferece aos professores a possibilidade de participar de projetos experimentais visando aperfeiçoar o ensino da educação para a paz, dos direitos humanos e da democracia, através da melhoria de seu conteúdo educacional, dos métodos e materiais utilizados. Oferece ainda oportunidade aos professores de compartilhar ideias e experiência com outros colegas, através de trabalhos em grupo.

Os professores são agentes principais para a mudança no clima de tensão e conflito. Agem como mediadores e interferem de maneira significativa no dia a dia da escola e do seu aluno.

As escolas associadas podem servir de trampolim para novos e corajosos passos na direção de melhorar, continuamente, o modo de "aprender a viver junto", "aprender a respeitar o outro" um desafio de grande relevância para os jovens.

As escolas integrantes do PEA/UNESCO têm perspectiva global, orientam-se para o futuro e se centram em valores humanos, de modo que a sala de aula, hoje é um espaço modificador, um espaço da vida de toda a comunidade, e dos horizontes do mundo.

Nossas ações fundamentam-se nas exigências de uma sociedade em permanente mutação e nas diretrizes fixadas pela UNESCO para educação do século XXI, baseada numa cultura de respeito à paz, à democracia, aos direitos humanos, ao meio e à diversidade étnica.